PARA PAIS E PROFESSORES: Para que a criança passe da etapa silábica para silábica-alfabética, o ponto crucial é o trabalho com as sílabas.Lembre-se que gravar as letras e seus sons é difícil, então imagine a combinação destes sons em sílabas.Ela vai precisar de toda a ajuda que o educador e a família puderem dar.
Se você é professor, envolva a família neste processo, fazendo um polígrafo com todas as sílabas simples e os desenhos que usou para representá-las e peça que alguém, em casa, ajude o aluno a estudá-las, avisando o dia em que fará um teste individual com a criança .Dê um prêmio, que pode ser uma simples balinha, a cada criança que conseguir um número mínimo de acertos. Isto estimulará os colegas a estudarem. As crianças que não atingirem o mínimo estabelecido por você, devem receber uma nova data para repetir o teste, até que consigam .
Se você é professor, envolva a família neste processo, fazendo um polígrafo com todas as sílabas simples e os desenhos que usou para representá-las e peça que alguém, em casa, ajude o aluno a estudá-las, avisando o dia em que fará um teste individual com a criança .Dê um prêmio, que pode ser uma simples balinha, a cada criança que conseguir um número mínimo de acertos. Isto estimulará os colegas a estudarem. As crianças que não atingirem o mínimo estabelecido por você, devem receber uma nova data para repetir o teste, até que consigam .
Enquanto a família ajuda em casa, você ajuda na sala,com jogos e exercícios . Faça fixas que contenham, de um lado, a sílaba e, do outro, o desenho que a representa:
1) Faça jogos de adivinhação : mostre a sílaba e as crianças devem dizer o desenho, e vice-versa;
2) Mostre a sílaba e os alunos dizem palavras que a contenham. Crie uma lista no quadro;
3) Escreva palavras no quadro e os alunos devem apontar sílabas que conhecem ;
4) Faça ditados coletivos e ditados individuais; etc (permita-se criar).
Mas não esqueça que não é com apenas um exercício do jogo que tudo vai funcionar. Você tem que repeti-los muitas vezes para surtir efeito. Reserve um momento da aula, diariamente, para a realização destes jogos, e só pare de realizá-los quando a grande maioria das crianças já domina as sílabas simples.
Vamos voltar ao Caio, o menino que tem servido de exemplo, no meu blog (veja as postagens anteriores ). Depois que ele demonstrou estar seguro e constante na sua hipótese silábica, já com valor sonoro, começo a fazê-lo repensá-la. Faço o mesmo ditado já feito antes, para que vocês possam comparar, mas, na realidade, vocês devem variar este ditado, para que a criança faça novo raciocínio a cada palavra que escreva. O ditado que fiz é :
Quando ditei GATO, ele escreve:
Perguntei:
-A letra H fala GA?(-Fala.)
-Tem certeza? Vai lá no painel das famílias e me mostra o pedacinho que fala GA. Que desenho deste painel começa com GA? (- Galinha.)
-Então apaga o H e coloca o pedacinho GA.
Ficou:
-Lê, colocando o dedo nos pedacinhos.
-A letra O fala TO ? (-Não.)
-Como ele fala? ( O)
Então se eu quero escrever o TO eu não posso usar só o O. Como é o pedacinho TO ?( Ele foi até o mural e procurou.)
-Que desenho começa com TO ? (TOMATE)
-Apaga o O e coloca o TO.
Ficou :
-Lê, colocando o dedo nos pedacinhos.
Ele consegue ler ,e faz cara de esperto.
Continuo fazendo o mesmo tipo de intervenção até a frase que, agora não aceito mais com apenas uma letra por palavra, intervindo em cada sílaba.
Notaremos que, quando fazemos ditados com intervenção, a criança consegue escrever alfabeticamente, mas , quando fazemos ditados sem intervenção, o aluno que está silábico-alfabético ainda "come" letras, ou seja : escreve algumas sílabas completas e outras incompletas.
Com este tipo de intervenção levamos o aluno da etapa silábica, passando pela silábica -alfabética e chegando à alfabética, apenas fazendo com que pense nas sílabas, uma a uma.
Procure ler as postagens anteriores e as posteriores.
Vá ai ao lado e clique em "PARTICIPAR DESTE SITE" e torne-se meu seguidor.
Todas as dúvidas que tiver ,basta escrever nos comentários aqui embaixo. Terei o maior prazer em responder-lhe.
ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!
Perguntei:
-A letra H fala GA?(-Fala.)
-Tem certeza? Vai lá no painel das famílias e me mostra o pedacinho que fala GA. Que desenho deste painel começa com GA? (- Galinha.)
-Então apaga o H e coloca o pedacinho GA.
Ficou:
-Lê, colocando o dedo nos pedacinhos.
-A letra O fala TO ? (-Não.)
-Como ele fala? ( O)
Então se eu quero escrever o TO eu não posso usar só o O. Como é o pedacinho TO ?( Ele foi até o mural e procurou.)
-Que desenho começa com TO ? (TOMATE)
-Apaga o O e coloca o TO.
Ficou :
-Lê, colocando o dedo nos pedacinhos.
Ele consegue ler ,e faz cara de esperto.
Continuo fazendo o mesmo tipo de intervenção até a frase que, agora não aceito mais com apenas uma letra por palavra, intervindo em cada sílaba.
Notaremos que, quando fazemos ditados com intervenção, a criança consegue escrever alfabeticamente, mas , quando fazemos ditados sem intervenção, o aluno que está silábico-alfabético ainda "come" letras, ou seja : escreve algumas sílabas completas e outras incompletas.
Com este tipo de intervenção levamos o aluno da etapa silábica, passando pela silábica -alfabética e chegando à alfabética, apenas fazendo com que pense nas sílabas, uma a uma.
Procure ler as postagens anteriores e as posteriores.
Vá ai ao lado e clique em "PARTICIPAR DESTE SITE" e torne-se meu seguidor.
Todas as dúvidas que tiver ,basta escrever nos comentários aqui embaixo. Terei o maior prazer em responder-lhe.
ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!
Olá amiga, ótima dica.
ResponderExcluirMas o ditado não seria uma forma de realização de sondagem? Quando você oferece intervenções durante a sondagem para o aluno, o aluno deixa sua hipótese de escrita e parte para uma hipótese posterior. Desta forma qualquer aluno pode ser alfabético em uma sondagem. Pelo que estudei sondagens são escritas espontâneas. Estou errado? Parabéns pelo trabalho.
Bom dia! Gostei muito do seu blog. Parabéns!! Estou dando aulas de reforço para duas turmas do 2ºano que estão silábicos com valor. gostaria de saber se vc pode me enviar sugestões de atividades para eles. Meu e-mail:monica_barros7@yahoo.com.br obrigada!! Mônica Barros
ResponderExcluirOi, Monica ! Eu te sugiro que leia as publicaçōes do meu blog desde a primeira . Acho que vais gostar ! Beijāo
Excluirmuito bom o seu trabalho, parabéns!
ResponderExcluirObrigada , Dulce ! Disponha !!!
ExcluirQue ótimo te encontrar!!! Graça sobre o comentário de Nanddo em 13 de maio de 2012... vc fez algum comentário? Gostaria de ler. Muito prazer em falar com vc.att dulce
ResponderExcluirBom dia!
ResponderExcluirEstou trabalhando com todos os alunos que tem dificuldade na escrita, alguns não são alfabetizado, gostaria de saber se você poderia me enviar sugestões de atividades para esses alunos que estão nesses níveis:
Pré- silábico
Silábico sem valor
Silábico com valor
Silábico Alfabético
Alfabético
Desde já agradeço
Meu e-mail é josemar.lima@hotmail.com
Boa Noite Graça. envio meu e mail para possível contato agradeço mais um vez suas contribuições att dulce
ResponderExcluirdulcetrevisan@gmail.com