PARA PAIS E PROFESSORES:As crianças precisam ser estimuladas a fazer relações "termo a termo" (Piaget afirma que "comparar duas quantidades, é ou por em proporção as suas dimensões ou colocar em correspondência termo a termo os seus elementos(...) esta surge como o instrumento empregue pelo espírito pra decompor as totalidades a serem comparadas entre si") desde bem pequenas. Para isto devemos brincar de:
-amarelinha ;
-"uni duni tê";
- passa anel.
Podemos ,também, pedir que ela:
- dê uma bala para cada um;
- coloque um prato na mesa para cada pessoa da casa;
ou , se for na sala de aula, os alunos podem :
-dar uma folha para cada colega ;
-pular com um pé em cada lajota do pátio;
-brincar de "cada macaco no seu galho";
-dança das cadeiras ;
-com muita freqüência fazê-los contar os dedos;
-contar cada colega da sala, colocando o dedo em cada um, entre muitas outras atividades que desenvolvam esta capacidade.
Sem a capacidade de relacionar um som a cada fonema, a criança não conseguirá se alfabetizar, pois a construção da palavra depende disto.
É importante ler as postagens mais antigas !
Neste blog, eu pretendo ajudar pais e professores a alfabetizar seus filhos e alunos com simplicidade e sem tabus.
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sábado, 23 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
10º- INTERVENÇÕES PARA O SILÁBICO DESCOBRIR O VALOR SONORO DAS LETRAS
PARA PAIS E PROFESSORES:Para que a criança adquira o valor sonora das letras, você deve estar ,a algum tempo, ensinando-a através de jogos, músicas, brincadeiras e repetição(muita repetição), como cada letra "fala"(o seu som), como é explicado na 2ª postagem.
Se a criança está S(silábica-escreve uma letra para cada sílaba),mas ainda não tem valor sonoro(usa letras que não constam na palavra), você pode fazer intervenções do tipo:
-Escreve a palavra BOLA.
-Levante um dedo para cada "pedacinho"(sílaba) da palavra.
- Neste dedo você disse que "pedacinho"?(BO)
-O "pedacinho BO tem que letra? ou
-O"pedacinho BO acaba com...?
-Então escreve esta letra.
Faça isto para cada sílaba da palavra ditada. As intervenções devem ser feitas de maneira levar a criança a escrever uma letra para cada sílaba, mas que sejam letras que realmente estejam nas respectivas sílabas.
Quando a criança acabar de escrever, faça-a "ler" o que escreveu, colocando o dedo sobre cada sílaba.
O nível silábico (S), ao meu ver, é o mais importante ,pois é quando a criança começa realmente a entender o processo de leitura e escrita. É quando tudo começa a fazer sentido. Normalmente, no momento que a criança escreve a primeira palavra de maneira silábica ,ao "lê-la", coloca um dedo sobre cada sílaba e nota que encaixa, ela fica muito feliz, mas quando estas letras têm o verdadeiro valor sonoro, seu rosto se ilumina, pois percebe que entendeu como funciona, e sentimos que todo o nosso trabalho até ai valeu a pena. É quando eu realmente me emocionava.
Você vai perceber que ,no início, nos questionamos sobre aprovar quando a criança escreve apenas uma letra para cada sílaba, mas ,nesta etapa, é isto que ela precisa.Não se preocupe, pois quando você começar a questionar esta hipótese, com novos tipos de intervenções, ela vai mudando gradualmente e sem problemas.
PARA OS PROFESSORES:Quando você percebe que alguma criança já está silábica com valor sonoro, você deve aumentar os trabalhos e os jogos com as "famílias" silábicas .Não esqueça que o maior número possível de alunos deve estar alfabético até julho para poder desenvolver a leitura e a ortografia e dedicar-se mais aos alunos que apresentarem alguma dificuldade .
Um dado importante e que deve ser observado por todos, é que a criança deve conseguir fazer relações "temo a termo", isto é : ela deve ser capaz de contar ,dizendo um número para cada coisa;de dar um objeto para cada pessoa; de determinar um número para cada dedo. Se ela não consegue fazer isto ainda, não vai conseguir atribuir uma letra para cada sílaba. Procure fazer exercícios que desenvolvam este ponto da lógica matemática.
É importante ler as postagens mais antigas !
Se a criança está S(silábica-escreve uma letra para cada sílaba),mas ainda não tem valor sonoro(usa letras que não constam na palavra), você pode fazer intervenções do tipo:
-Escreve a palavra BOLA.
-Levante um dedo para cada "pedacinho"(sílaba) da palavra.
- Neste dedo você disse que "pedacinho"?(BO)
-O "pedacinho BO tem que letra? ou
-O"pedacinho BO acaba com...?
-Então escreve esta letra.
Faça isto para cada sílaba da palavra ditada. As intervenções devem ser feitas de maneira levar a criança a escrever uma letra para cada sílaba, mas que sejam letras que realmente estejam nas respectivas sílabas.
Quando a criança acabar de escrever, faça-a "ler" o que escreveu, colocando o dedo sobre cada sílaba.
O nível silábico (S), ao meu ver, é o mais importante ,pois é quando a criança começa realmente a entender o processo de leitura e escrita. É quando tudo começa a fazer sentido. Normalmente, no momento que a criança escreve a primeira palavra de maneira silábica ,ao "lê-la", coloca um dedo sobre cada sílaba e nota que encaixa, ela fica muito feliz, mas quando estas letras têm o verdadeiro valor sonoro, seu rosto se ilumina, pois percebe que entendeu como funciona, e sentimos que todo o nosso trabalho até ai valeu a pena. É quando eu realmente me emocionava.
Você vai perceber que ,no início, nos questionamos sobre aprovar quando a criança escreve apenas uma letra para cada sílaba, mas ,nesta etapa, é isto que ela precisa.Não se preocupe, pois quando você começar a questionar esta hipótese, com novos tipos de intervenções, ela vai mudando gradualmente e sem problemas.
PARA OS PROFESSORES:Quando você percebe que alguma criança já está silábica com valor sonoro, você deve aumentar os trabalhos e os jogos com as "famílias" silábicas .Não esqueça que o maior número possível de alunos deve estar alfabético até julho para poder desenvolver a leitura e a ortografia e dedicar-se mais aos alunos que apresentarem alguma dificuldade .
Um dado importante e que deve ser observado por todos, é que a criança deve conseguir fazer relações "temo a termo", isto é : ela deve ser capaz de contar ,dizendo um número para cada coisa;de dar um objeto para cada pessoa; de determinar um número para cada dedo. Se ela não consegue fazer isto ainda, não vai conseguir atribuir uma letra para cada sílaba. Procure fazer exercícios que desenvolvam este ponto da lógica matemática.
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