Depois que o menino fez alguns ditados, demonstrando estar convicto de sua hipótese de escrita(PS2),realizei um ditado com intervenção, para fazê-lo passar para a fase silábica. É claro que, neste meio-tempo, trabalhei muito o alfabeto, o som das letras e a contagem das sílabas (leia as postagens 4ª e 9ª).
Fiz o seguinte ditado:
1-gato
2-cão
3-macaco
4-formiguinha
5-O gato bebe leite.
Quando ditei "gato", ele escreveu:
-Quantos "pedacinhos" tem a palavra GATO ? Vamos ver? Bata palmas para apalavra GATO (GA-palma,TO-palma). Agora conta nos dedos(GA-1 dedo, TO-1dedo, ao todo 2 dedos).
-Agora vamos botar um dedo em cada "pedacinho" que você escreveu na palavra GATO.
-Sobrou letras? Então vamos apagar o que sobrou.
-Lê novamente,colocando um dedo em cada pedacinho.
Fiz o mesmo com todo o restante do ditado, e o resultado foi o seguinte:
Tornou-se Silábico sem valor sonoro, pois escreveu uma letra para cada sílaba, mas as letras não pertencem a palavra.
Nos dias seguintes, trabalhei muito o alfabeto, o som das letras, a contagem das sílabas e as "familias" silábicas (que já estava trabalhando desde o início de abril).
Fiz mais alguns ditados com Caio, com intervenções, para que ficasse seguro em sua nova etapa.
É importante ler as postagens anteriores e as próximas, para dominar o processo.
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ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!!!!!!!
Não importa o ano da postagem. O importante que suas informações venham ajudar muitos professores a entender melhor os níveis de leitura e escrita. Obrigada!
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