PARA PAIS E PROFESSORES:Depois que a criança chega à etapa silábica, tudo começa a fazer-lhe sentido. Ela acredita que desvendou a "charada", mas, na maioria das vezes, ela chega nesta etapa sem o devido valor sonoro.
Vamos voltar ao Caio, o menino que venho dando como exemplo.
Caio, na última postagem, tinha chegado à etapa silábica, mas sem valor sonoro. Depois disso, fiz alguns ditados com intervenção para reforçar-lhe a ideia da escrita silábica. Quando percebi a segurança dele nesta etapa, passei a intervir para que ele pensasse na sonoridade das sílabas. Voltei a fazer o seguinte ditado:
1- GATO
2- CÃO
3- MACACO
4- FORMIGUINHA
5- O GATO BEBE LEITE.
Quando ditei GATO, ele escreveu:
Perguntei:
-Que letra é essa? (B)
-Como é que o B "fala"? ( ele fez o som correto)
-Bata palmas para GA-TO.
-Qual é o primeiro "pedacinho"? (GA)
-Mas o B "fala" GA ? (Não)
-Qual é a letra que "fala" GA? (H)obs: a maioria das crianças acha que o som do H é GA e eu, por enquanto, não mexo nisso.
-Está certo usar o B? (Não)
-Então muda.
Ficou assim :
-A palavra GATO acaba com...? (O)
-Então muda.
Ficou assim:
Agora lê, colocando o dedo em cada "pedacinho".
Neste momento , ele se deu conta de para que serve o som das letras. Ele realmente se deu conta que a letra representa o som da fala. Foi um momento muito mágico. Fizemos muita "festa" por sua grande conquista.
A Próxima palavra foi CÃO. Aqui sempre temos o problema da criança não admitir uma palavra com uma única letra. Quando eu ditei, ele ficou parado, sem ter coragem de escrever. Falei :
-Bate palmas para a palavra CÃO (Fiz com ele ,para ajudá-lo).
-Quantas palmas você bateu? (1)
-Então, quantos pedacinhos tem a palavra? (1)
-Isso mesmo, um pedacinho. Escreve como você acha que é:
-Que letra é essa? (M)
-O M fala CÃO? (Não)
-Qual a letra que fala parecido com CÃO? (O)
-Então escreve novamente.
Ficou assim:
Agora lê , colocando o dedo no pedacinho:
A próxima palavra é MACACO.
-Bate palamas para saber quantos pedacinhos tem. Agora conta nos dedos. Quantos pedacinhos tem? (3)
-Então escreve :
-O B fala MA ?(Não)
-Que pedacinho fala MA?(o A)
-Então troca. Ficou:
Agora lê, colocando o dedo em cada pedacinho:
A palavra seguinte é FORMIGUINHA.
-Bata palmas para FORMIGUINHA. Conta nos dedos, quantos pedacinhos? (4)
-Agora escreve:
Nesse momento ele travou, pois ficariam duas letras iguais. Eu o encorajei:
-As palavras podem ter letras repetidas, não se preocupe:
Ele se animou e escreveu:
Agora lê, colocando o dedo sobre cada letra:
-Sobrou letra?(Esta aqui.)
-Então apaga.
Ficou:
-Vamos escrever a frase: "O GATO BEBE LEITE." Bate palmas e conta nos dedos. Quantos pedacinhos tem?(4)
-Escreve e lê.
Ficou:
No final ele já estava procurando o valor sonoro sozinho.
Vá ai ao lado e te coloca como meu seguidor clicando em "fazer login".Aproveita e escreve um comentário aqui embaixo.
É importante ler as postagens anteriores (indo até o final da página e clicando em "postagens mais antigas") e as posteriores, para entender todo o processo.
ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário