Total de visualizações de página

sábado, 23 de abril de 2011

11º- Relação termo a termo

   PARA PAIS E PROFESSORES:As crianças precisam ser estimuladas a fazer relações "termo a termo"  (Piaget afirma que "comparar duas quantidades, é ou por em proporção as suas dimensões ou colocar em correspondência termo a termo os seus elementos(...) esta surge como o instrumento empregue pelo espírito pra decompor as totalidades a serem comparadas entre si") desde bem pequenas. Para isto devemos brincar de:
-amarelinha ;
-"uni duni tê";
- passa anel.
           Podemos ,também, pedir que ela:
- dê uma bala para cada um;
- coloque um prato na mesa para cada pessoa da casa;
 ou , se for na sala de aula, os alunos podem :
-dar uma folha para cada colega ;
-pular com um pé em cada lajota do pátio;
-brincar de "cada macaco no seu galho";
-dança das cadeiras ;
-com muita freqüência fazê-los contar os dedos;
-contar cada colega da sala, colocando o dedo em cada um, entre muitas outras atividades que desenvolvam esta capacidade.
           Sem a capacidade de relacionar um som a cada fonema, a criança não conseguirá se alfabetizar, pois a construção da palavra depende disto.
                               É importante ler as postagens mais antigas !
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário