PARA PAIS E PROFESSORES: Após a criança já conseguir sozinha escrever uma letra para cada sílaba e que esta letra realmente esteja nesta sílaba, devemos desestabilizá-la para que passe ao próximo nível da alfabetização, que é o Silábico-alfabético (SA).
Devemos fazê-la perceber que esta letra sozinha não consegue representar a sílaba toda. Vamos continuar usando exemplo da palavra BOLA.
Se ditamos a palavra BOLA e a criança escreve BA, ou OA, ou BL, podemos fazer intervenções do tipo:
-Leia a palavra que escreveu, colocando o dedo em cada "pedacinho".
-O B "fala" BO?
-O "pedacinho" BO acaba com...?
-Então, que letrinha precisa ir ao lado do B pra que ele fale BO? Ou...
- O "O" fala BO?
-Então, que letra precisa ir ao lado O para que ele fale BO ?
-Que desenho do nosso cartaz das "famílias"(referindo-se às sílabas) começa como BOLA ?
A criança deve poder ir até ao mural e procurar. Se for na sala de aula e ela não conseguir encontrar, perguntamos à turma para que ajudem o colega e , ao mesmo tempo,fixem a sílaba. Caso seja em casa, os pais podem mostrar à criança, para ajudá-la.
LEMBRE-SE: Ensinamos cem vezes para podermos cobrar uma.
Faça o mesmo com todas as sílabas, até a criança conseguir escrever e ler toda a palavra, colocando o dedo em cada "pedacinho".
A criança deve estar confiante de que poderá errar sem medo de ser repreendida e que , se acertar, vai lhe deixar muito feliz. Expresse isso com entusiasmo!
Não esqueça de que para chegar a este estágio, você deve estar trabalhando exaustivamente a letra inicial e final de cada palavra usada. Este é um trabalho que deve ser diário, até a criança (se for em casa), ou todos os alunos (se for na escola) estejam Alfabéticos.
É importante ler as postagens mais antigas!