Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de maio de 2011

12º- Intervenções do silábico ao silábico-alfabético

         PARA PAIS E PROFESSORES: Após a criança já  conseguir sozinha escrever uma letra para cada sílaba e que esta letra realmente esteja nesta sílaba, devemos desestabilizá-la para que passe ao próximo nível da alfabetização, que é o Silábico-alfabético (SA).
          Devemos fazê-la perceber que esta letra sozinha não consegue representar a sílaba toda. Vamos continuar usando  exemplo da palavra  BOLA.
          Se ditamos a palavra BOLA e a criança escreve BA, ou OA, ou BL, podemos fazer intervenções do tipo:
          -Leia a palavra que escreveu, colocando o dedo em cada "pedacinho".
          -O  B "fala" BO?
          -O "pedacinho" BO acaba com...?
          -Então, que letrinha precisa ir ao lado do B pra que ele fale BO? Ou...
          - O "O" fala BO?
          -Então, que letra precisa ir ao lado O para que ele fale BO ?
          -Que desenho do nosso cartaz das "famílias"(referindo-se às sílabas) começa como BOLA ?                  
         A criança deve poder ir até ao mural e procurar. Se for na sala de aula e  ela não conseguir encontrar, perguntamos à turma para que ajudem o colega e , ao mesmo tempo,fixem a sílaba. Caso seja em casa, os pais podem mostrar à criança, para ajudá-la.
            LEMBRE-SE: Ensinamos cem vezes para podermos cobrar uma.
       Faça o mesmo com todas as sílabas, até a criança conseguir escrever e ler toda a palavra, colocando o dedo em cada "pedacinho".
          A criança deve estar confiante de que poderá errar sem medo de ser repreendida e que , se acertar, vai lhe deixar muito feliz. Expresse isso com entusiasmo!
          Não esqueça de que para chegar a este estágio, você deve estar trabalhando exaustivamente a letra inicial e final de cada palavra usada. Este é um trabalho que deve ser diário, até a criança (se for em casa), ou  todos os alunos (se for na escola) estejam Alfabéticos.
                                       É importante ler as postagens mais antigas!