Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

19º- Exemplo de Ditado para Silábico com Valor Sonoro ao Silábico- Alfabético e ao alfabético:

        PARA PAIS E PROFESSORES: Para que a criança passe da etapa silábica para  silábica-alfabética, o ponto crucial é o trabalho com as sílabas.Lembre-se que gravar as letras e seus sons é difícil, então imagine a combinação destes sons em sílabas.Ela vai precisar de toda a ajuda que o educador e a família puderem dar.
     Se você é professor,  envolva a família neste processo, fazendo um polígrafo com todas as sílabas simples e os desenhos que usou para representá-las e peça que alguém, em casa, ajude o aluno a estudá-las, avisando o dia em que fará um teste individual com a criança .Dê um prêmio, que pode ser uma simples balinha, a cada criança que conseguir um número mínimo de acertos. Isto estimulará os colegas a estudarem. As crianças que não atingirem o mínimo estabelecido por você, devem receber uma nova data para repetir o teste, até que consigam .
      Enquanto a família ajuda em casa, você ajuda na sala,com jogos e exercícios . Faça fixas que contenham, de um lado, a sílaba e, do outro, o desenho que a representa:
       1) Faça jogos de adivinhação : mostre a sílaba e as crianças devem dizer o desenho, e vice-versa;
       2) Mostre a sílaba e os alunos dizem palavras que a contenham. Crie uma lista no quadro;
       3) Escreva palavras no quadro e os alunos devem apontar sílabas que conhecem ;
       4) Faça ditados coletivos e ditados individuais; etc (permita-se criar).
        Mas não esqueça que não é com apenas um exercício do jogo que tudo vai funcionar. Você tem que repeti-los muitas vezes para surtir efeito. Reserve um momento da aula, diariamente, para a realização destes jogos, e só pare de realizá-los quando a grande maioria das crianças já domina as sílabas simples.
        Vamos voltar ao Caio, o menino que tem servido de exemplo, no meu blog (veja as postagens anteriores ). Depois que ele demonstrou estar seguro e constante na sua hipótese silábica, já com valor sonoro, começo a fazê-lo repensá-la. Faço o mesmo ditado já feito antes, para que vocês possam comparar, mas, na realidade, vocês devem variar este ditado, para que a criança faça novo raciocínio a cada palavra que escreva. O ditado que fiz é :

      Quando ditei GATO, ele escreve:
     Perguntei:
     -A letra H fala GA?(-Fala.)
     -Tem certeza? Vai lá no painel das famílias e me mostra o pedacinho que fala GA. Que desenho deste painel começa com GA? (- Galinha.)
     -Então apaga o H e coloca o pedacinho GA.
     Ficou:
     -Lê, colocando o dedo nos pedacinhos.
     -A letra O fala TO ? (-Não.)
     -Como ele fala? ( O)
     Então se eu quero escrever o TO eu não posso usar só o O. Como é o pedacinho TO ?( Ele foi até o mural e procurou.)
     -Que desenho começa com TO ? (TOMATE)
     -Apaga o O e coloca o TO.
     Ficou :
      -Lê, colocando o dedo nos pedacinhos.   
      Ele consegue ler ,e faz cara de esperto.
      Continuo fazendo o mesmo tipo de intervenção até a frase que, agora não aceito mais com apenas uma letra por palavra, intervindo em cada sílaba.
      Notaremos que, quando fazemos ditados com intervenção, a criança consegue escrever alfabeticamente, mas , quando fazemos ditados sem intervenção, o aluno que está silábico-alfabético ainda "come" letras, ou seja :  escreve algumas sílabas completas e outras incompletas.
      Com este tipo de intervenção levamos o aluno da etapa silábica, passando pela silábica -alfabética e chegando à alfabética, apenas fazendo com que pense nas sílabas, uma a uma.
      
     Procure ler as postagens anteriores e as posteriores.
     Vá ai ao lado e clique em "PARTICIPAR DESTE SITE" e torne-se meu seguidor.
      Todas as dúvidas que tiver ,basta escrever nos comentários aqui embaixo. Terei o maior prazer em responder-lhe.
      ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!