Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

22º- O Som Das Letras-II

    PARA PAIS E PROFESSORES:Para maior entendimento, coloco ,hoje, um vídeo com o som das letras no alfabeto português (Brasil). Algumas letras, tais como o E, O,C, G, e o S, têm mais de um som, mas , no início, trabalho apenas os sons que vou apresentar aqui para não confundir as crianças.
        As letras K, Y, W,como são apenas usadas para nomes próprios e palavras estrangeiras, costumo apenas citá-las.
        Segue-se o vídeo:




       Na próxima postagem, colocarei o vídeo da música que costumava usar para fixar o alfabeto.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

21º--Atividade De Leitura- "BACIA DE LEITURA"

     PARA PAIS E PROFESSORES: Uma atividade de leitura que não pode faltar nos 3 primeiros anos do Ensino Fundamental é a "BACIA DE LEITURA". Também poderá ser feita em casa, com seu filho , não apenas na sala de aula.
        Esta atividade consiste em bacias (ou caixas) com fichas :
        1ª bacia) fichas com letras do alfabeto;
        2ª bacia) fichas com sílabas;
        3ª bacia) fichas com palavras;
        4ª bacia) fichas com frases;
        5ª bacia) fichas com pequenos textos;
        6ª bacia) fichas com carimbos variados.
        Prepare, para cada criança, um caderno (como eu trabalhava com crianças com baixo poder aquisitivo, eu fazia blocos de folhas de ofício usadas de um lado)onde você  escreverá seu nome e a data em que ela começou a usá-lo.
        A criança deverá procurar uma ficha que consiga ler para você. Faça com que leia passando o dedo sob a palavra, para que tenha certeza de que leu sozinha e não recebeu a informação de um colega.
        -Se conseguir ler uma letra, pode carimbar 1 figura (qualquer figura, não precisando ter relação com o que leu), e escrever a letra lida embaixo;
        -Se ler uma sílaba, pode carimbar 2 figuras, e escrever a sílaba embaixo;
        -Se ler uma palavra, pode carimbar 3 figuras, e escrever a palavra embaixo;
        -Se ler uma frase, pode carimbar 4 figuras, e escrever a frase embaixo;
        -Se ler um pequeno texto, pode carimbar 5 figuras, e escrever o texto embaixo.
         Em minha sala de aula, os alunos costumavam "brincar" com as bacias no horário do brinquedo livre. Eu dava 30 min. diariamente, na sala de aula, para que as crianças realizassem atividade tais como quebra-cabeças, brincar de casinha, brincar com carrinhos, jogos de mesa, leitura, computador (consegui uma doação de um computador antigo em que colocava CD-ROOMs com jogos diversos, sem internet), etc. Como eram os primeiros 30 min. de aula, eram brinquedos calmos, para não agitá-los.
         Outro momento em que usávamos as BACIAS DE LEITURA ,era após terem acabado as atividades no caderno ou folha. Conforme iam acabando, podiam ir para o tapete, pegar seu caderno e lápis e lerem o que conseguissem.
         Ao final do ano, o aluno que conseguisse mais carimbos, ganharia uma caixa de bom-bons.
         Esta atividade sempre foi o maior sucesso, em minhas aulas não só por que os alunos adoravam , mas porque eles realmente conseguiam ler muito melhor ao final do ano.
         Todos conseguiam ler alguma coisa, pois podiam usar os cartazes do alfabeto e das famílias silábicas para pesquisar antes de ler para mim (ver as 2ª e 4ª postagem).
         OBS.:Sugiro que os textos sejam pequenos para que você consiga dar conta, pois vai ter muitas crianças querendo ler. Se você ficar muito tempo com uma só, deixará de dar atenção a várias.


       Na próxima postagem colocarei um filme com a articulação dos sons das letras, em português. Não percam.                                                        
                     ATÉ A PRÓXIMA!!!!!!