Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

6º-AMBIENTE ALFABETIZADOR

     PARA OS PAIS:Se você quer ajudar seu filho em sua alfabetização, prepare o ambiente da criança com itens que precisam ser lidos. A criança tem que conviver com materiais de leitura tais como revistas, livros, bilhetes, etc. Isto vai começar a dar à criança a idéia da necessidade da leitura. Seu filho precisa conviver com livros e com pessoas que lêem, para ter vontade de fazê-lo.Não esqueça de ler muito para seu filho.Mesmo que ele já saiba ler, não pare de ler para ele,pois você dará a entonação e o "colorido"da interpretação que vai desenvolver nele o gosto pela leitura.

     PARA OS PROFESSORES:A sala de aula dos três primeiros anos deve ser um ambiente alfabetizador. Isto significa que a sala deve ser rica em materiais de leitura e os alunos devem ter acesso a eles.Estes materiais podem ser livros, revistas, gibis,cartazes, desenhos com seus nomes,alfabetos ,famílias silábicas,  o nome dos alunos, textos sobre o assunto que se estivermos trabalhando em ciências e estudos sociais, etc.
      Os alunos devem sentir a necessidade da leitura. Uma boa brincadeira é escrever uma palavra e deixá-la exposta em algum ponto da sala. O aluno que conseguir lê-la primeiro ganha uma bala ou um carimbo na mão.
                                                  É importante ler as postagens mais antigas !