Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

30º- Atividade de Leitura- "SEGREDO"

         Uma dica para criar o hábito de leitura nas crianças e torná-la divertida, é começar cedo, a partir do aprendizado do alfabeto. Para isto ,dou aqui a sugestão da atividade "SEGREDO". 
      Eu começava estabelecendo um lugar na sala onde o segredo seria colocado, que poderia ser uma área do mural ou parede, poderia ser uma caixinha, poderia se uma gaveta, etc. Neste lugar, eu colocava uma letra, uma palavra, uma frase ou um texto, conforme o nível de leitura das crianças. As vezes  o segredo era uma ordem a ser cumprida,  um objeto a ser achado, uma musiquinha a ser cantada, um verso a ser declamado, algo de uma historinha que li para eles, ou o que minha imaginação mandasse.
      A única condição era : Quem lesse não podia contar para ninguém. Seria o segredo do dia.
      Quem conseguisse ler sem a ajuda de ninguém (e isso é fácil de perceber se mandarmos a criança ler passando o dedo sob a palavra) ganhava um prêmio , que poderia ser uma carimbada na mão ou no caderno de leitura, um pequeno adesivo na testa ou uma balinha. Mas observei que o que pudesse ser visto pelos outros ,ou pelos pais, era o que mais eles gostavam. Se contassem o segredo para alguém, e isso nós percebemos rapidinho, perderiam o prêmio.
       Os alunos poderiam usar os recursos da sala para conseguirem desvendar o segredo :O alfabeto e o mural das sílabas (ver a 4ª publicação) que toda  sala, nos 3 primeiros anos, deve ter.
      Depois de lerem o segredo, eles deveriam copiá-lo no caderno e poderiam lê-lo em casa, para os pais. Isso fazia com que os pais pudessem acompanhar o progresso dos filhos na leitura  e, talvez ,  incentivá-los.
     Se você tiver vários níveis de leitura em sua sala, o que é o normal, você pode escolher colocar uma letra, uma palavra ,uma frase e um pequeno texto, mas dê prêmios diferentes para cada coisa,sob pena deles lerem sempre o mais fácil, não se esforçando para evoluírem.
    OBS. : Coloque textos pequenos para que não levem muito tempo lendo para você, e nem copiando: assim dará tempo de todos, que quiserem , participar.


      ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!!!!!!!