Total de visualizações de página

sábado, 27 de agosto de 2011

20º- Introdução à Leitura

           Para pais e professores: Até esta postagem, me dediquei a contar como trabalhei a aprendizagem da escrita porquê , conforme a minha experiência, a maioria das crianças apresenta mais dificuldade com ela do que com a leitura.
        Hoje vou começar a contar um pouco do meu trabalho com a leitura. Estou apresentando separadamente, para fins didáticos, mas, na realidade, os dois trabalhos devem correr paralelamente.
        Assim como na escrita, a leitura depende da criança aprender bem o nome e o som das letras; aprender a juntar o som das letras para formar as sílabas; aprender a juntar as sílabas para formar palavras e assim por diante, pois é assim que se dá a formação da  nossa língua.
         As primeiras letras que aprendemos são as vogais, pois são apenas 5 e o nome é igual ao som. Conforme notamos que a maioria das crianças, ou nosso filho, já domina as vogais, você já pode começar a leitura de palavras como :
               EU
               AI
               OI
               UAU
               UI
               IA
               OU   
      Quando a criança conseguir realizar esta leitura simples, comemore bastante com ela, para que note que consegui uma grande façanha    
      Conforme vamos trabalhando as famílias silábicas, vamos montando palavras junto com as crianças, e colocando-as nos nossos envelopes (ver 7ª postagem) para posterior releitura. Por exemplo:


        
     
             B                                  C
          BA        BABÁ            CA     CUCA
          BE        BEBÊ             CE     COCA
          BI         BABÃO          CI      CUIA
          BO       BOBO             CO     COCO
          BU                               CU     CACO
          BÃO                            CÃO


      Juntando as duas famílias, teremos :
                                BICO
                        BOCA
                        CABO
                        CUBO
        E assim por diante.
        Em minha sala de aula, eu tinha um quadro de metal facilmente confeccionável indo a uma funilaria e pedindo um retângulo de metal do tamanho que for conveniente, e fixando-o com buchas e parafusos na parede da sala de aula ou do quarto da criança. Ele deve ser colocado a uma altura que a criança possa alcançar.
        Com papel grosso, imã de borracha(podemos usar aqueles que ganhamos com números de telefones de diferentes empresas) e fita adesiva larga, produzimos cartões com 2 ou 3 alfabetos:



       Produzimos 2 ou 3 conjuntos de famílias silábicas:


    E muitas figuras que podemos tirar de revistas, livros velhos, cartões, etc.
    Com este material podemos realizar atividades do tipo:
    - Juntar dois ou mais cartões, montando palavras simples, e pedir que a criança leia;
    - Você diz uma palavra e a criança tenta montar;
    - Você monta uma palavra e a criança procura a figura correspondente;
    - Você mostra a figura e a criança deve montar a palavra.


     Lembres-se de ter afixado, no ambiente, um cartaz com o alfabeto e um cartaz com todas as sílabas simples ,tudo seguido da sua figura símbolo (ver 2ª e 4ª postagens) para que a criança possa pesquisar quando tiver dúvidas.
       Na próxima postagem, colocarei mais idéias de atividades de leitura para séries iniciais e para os pais exercitarem com seus filhos em casa.