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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

3º- O SOM DAS LETRAS-1-

PARA OS PAIS: Depois que a criança sabe o nome das letras e lhes atribui um nome , será o momento de começar a ensinar-lhe os sons que estas letras têm (visite a 22ª postagem e ouça o som das letras na língua portuguesa ) . Eu sempre me referi a estes sons como a voz das letras, como as letras falam.
Pode parecer estranho, mas algumas pessoas não conseguem separar os sons das letras em uma sílaba. Pense ,por exemplo, na sílaba MA. Tente, mentalmente, separar o som do M e o som do A e você conseguirá o som de cada letra. Faça isto com o som de todas as letras do alfabeto e ensine estes sons para a criança. Por exemplo:O A de avião fala aaaaaa. Isto será importante para a próxima etapa, que trataremos amanhã. NÃO ESQUEÇA: isto tudo deve ser uma brincadeira, que deve durar enquanto a criança desejar. Com crianças pequenas, estas etapas durarão meses. Algumas crianças vão querer brincar bastante,mas outras vão querer só alguns minutos. Siga o rítmo do seu filho, pois,do contrário, o "tiro pode sair pela culatra" e a criança ficará com horror às letras.

PARA OS PROFESSORES: Mais importante que o nome das letras é o som delas. O som das letras vai ajudar os alunos no momento que formos, junto com eles, montar as "familias" silábicas.
Conforme formos ensinando o nome das letras,vamos ,simultaneamente, ensinando o som delas (se deseja ouvir o som das letras, na língua portuguesa, leia também a 22ª postagem, onde coloquei um filme ) ou, como eu dizia para os meus alunos,o jeito que elas "falam".Como o tempo, depois que a criança entra no primeiro ano, é muito limitado, não podemos nos dar ao luxo de ensinar uma coisa e só depois ensinar outra, até porque, em uma sala de aula teremos alunos em vários níveis.
O ideal, para exercitar o nome e o som do alfabeto são jogo e brincadeiras. É um erro pensar que as crianças aprende apenas com as chamadas "folhinhas",impressos em xeróx ou mimeógrafo, estas folhinhas servem apenas para fixar algo que a criança já aprendeu,nunca para aprender. Não estou dizendo que elas não são válidas, bem pelo contrário, elas são ótimas como fixação e como atividade para ocupar os alunos
enquanto fazemos intervenções individuais durante a aula.
Pensar que alunos dos primeiros anos aprendem sentados em suas mesas durante 4 horas por dia é outro grande erro comum. Algumas crianças aprendem "apesar" disto, mas se a criança tiver um leve deficit de atenção,o que é mais comum do que se imagina, já levara mais tempo para aprender do que o necessário ,e isto atrasará todo o seu trabalho.
Procure colocar um limite para que a maior parte da sua turma esteja alfabética. O meu limite sempre foi o mês de julho(isso que eu sempre trabalhei na rede pública de ensino, em uma região bastante carente), e, pode acreditar, na maioria das vezes, eu conseguia, pois eu partia do princípio de que se crianças de classes mais abastadas podiam, os meus alunos, desde que saudáveis, também podiam.
A grande diferença que existe entre estas duas classes sociais é de que as crianças das classes mais abastadas têm mais atenção em casa exigindo menos atenção dos professores. Já os alunos menos abastados precisam de bastante atenção individual.
O que é muito importante, neste processo ,é envolver os pais na fixação do alfabeto(principalmente do nome das letras ,faça provinhas individuais e mande bilhetes para a familia afim de que estudem com o aluno.
Uma coisa boa é recompensar quem consegue acertar todas as letras. Eu dava uma balinha e era o suficiente para que todos se esforçassem. As provas, nos anos iniciais, devem ser feitas individualmente pois ,do contrário, não conheceremos realmente os alunos.Eles detectam quem sabe e copiam, nos dando uma falsa idéia de que todos sabem.


                                         É importante ler as postagens anteriores e posteriores !

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

2º-ALFABETOS NA SALA DE AULA

PARA OS PAIS: Depois que você notou que a criança já conhece todo o alfabeto através de imagens( EX :Esta é a letra do papai),você pode começar a usar o nome da letra(EX:Este é o P do papai.). Brinque assim até a criança dominar todo o alfabeto, usando o nome da letra e a imagem já escolhida para ela.
NÃO ESQUEÇA:"não force a barra".Isto deve ser uma brincadeira que dura o tempo que a criança desejar.
obs:Não precisa usar a ordem alfabética.

PARA OS PROFESSORES:Depois que você avaliou o nível que se encontram os seus alunos(você deve organizar esta anotação de maneira a acompanhar o crescimento de cada criança ao longo do ano), você vai começar a trabalhar o alfabeto na sala de aula. Vimos os níveis ontem.
Você pode ter vários alfabetos na sala . Pode até trocá-los durante o ano,mas um deve ficar o ano todo. Este alfabeto deve ficar em uma altura que os alunos possam vê-lo bem de qualquer ponto da sala e que você possa alcançar usando uma régua. Este alfabeto deve ter a letra grande (pode até ter todos os tipos de escrita desta letra )mas, a primeira sílaba do nome da figura deve coincidir com o som do nome da letra.Segue um exemplo de alfabeto básico, pois vai servir para a criança lembrar o nome da letra olhando para a figura:

A: avião, árvora
B: bebê ,berço
C: cenoura, cebola
D: dedo ,dente
E: elefante
F: feijão
G: geladeira
H: homem (com o H não tem jeito )
I: indio
J: jóia
K: Aqui você usará o nome de alguém que todos conheçam.
L: livro
M: minhoca
N: ninho
O: óculos
P: peixe
Q: queijo
R: rei, relógio
S: sinaleira
T: telefone
U: uva
V: vestido
W: use o nome de alguém
X: xícara
Y: use o nome de alguém
Z: zebra

Para que os alunos gravem a ordem e o nome das letras, eu recomendo cantar alguma música diáriamente com as crianças, enquanto aponta, com a régua ,para a letra que esta cantando (eu, particularmente, cantava o alfabeto da Xuxa ).Não se preocupe,pois não ficará enfadonho. Bem pelo contrário, se você não cantar algum dia, os alunos reclamarão.
Não esqueça de dizer às crianças que estas letras vão servir para escrever palavras. Elas podem não saber isto ainda, se estiverem no nível PS1(a criança usa desenho para "escrever" as palavras, pois não sabe que se escreve com letras.
                             É importante ler a postagem anterior e as posteriores !



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

1º- NíVEIS DA LEITURA E ESCRITA

      PARA OS PAIS:As crianças ,assim que começam a formular as primeiras frases simples ,mesmo que com erros de pronúncia, já podem entrar em contato com o mundo das letras.Isto vai fazer  com que elas formem redes neurais na área da linguagem, facilitando,no futuro,a sua aprendizagem.    
      Comece dando a criança no mínimo um alfabeto de algum material lavável, que possa ir a boca , bem resistente e de tamanho grande  .Este material  será usado pelo responsável nos momentos de " brincadeira" em que os dois sentarão juntos  mas, também, pela criança, sempre que ela queira.
       Sente com seu filho, de preferência no chão, e comece por atribuir alguma imagem a cada letra.Por exemplo: -Esta é a letra do papai(mostre a letra P). Estas imagens têm de ser da vivencia da criança.Use nome das pessoas que ela conhece, nome dos seus brinquedos preferidos,etc.Por enquanto ,não de o nome da letra.Será uma nova etapa.
        Não sobrecarregue a criança com esta atividade.Ela tem que ver isto como uma brincadeira e não como uma obrigação.Lembre-se: Você não tem pressa.Não "force a barra".


    PARA OS PROFESSORES:Todo o alfabetizador deve saber fazer o teste das 4 palavras e uma frase:
      Escolha um tema(exemplo:animais)e selecione uma palavra dissílaba(ex.vaca),uma monossílaba(ex.rã),uma trissílaba(ex.macaco),uma polissílaba(ex.formiguinha) e uma frase que contenha uma destas palavras(ex.A vaca come grama.).
      Você fará um ditado com seu aluno usando estas palavras e frase  para poder avaliá-lo. A avaliação e feita segundo o esquema  criado por " Emilia ferrero".Segundo ela ,as etapas de alfabetização são as seguintes:
      *  Pré silábico 1(PS1):o  aluno acha que se escreve com desenhos.
                                        EX: 
ditamos a palavra bola e o aluno desenha uma bola.


       *Pré silábico  2(PS2):o aluno sabe que se usam símbolos para escrever palavras ,mas ainda não os conhece, então ele os inventa. 
                                         EX:ditamos bola e o aluno escreve *&¨%
      
       *Silábico (S):o aluno atribui uma letra para cada sílaba.
                                         EX:ditamos bola e ele escreve bl ou oa
                                          obs.:as vezes o aluno ainda não tem o valor sonoro das letras ,por isso coloca qualquer uma.EX:eo.Ele não deixa de ser silábico,mas é silábico sem valor sonoro


       *Silábico-alfabético(SA):o aluno já conhece várias sílabas. mas não todas.
                                          EX:ditamos bola e o aluno escreve boa ou bla.(É o que, vulgarmente, chamamos de "comer letras").


       *Alfabético(A):o aluno já conhece todas as sílabas,apesar de ter erros de ortografia.
                                          EX:bula
        Dai para diante,o aluno só precisará exercitar a ortografia, o que, provavelmente, levará grande parte de sua vida.


         Após o aluno escrever sua  hipótese de escrita da palavra que você ditou ,faça com que  ele passe o dedo sob a palavra que escreveu e a leia em voz alta.Assim você também terá uma idéia da sua hipótese de leitura.


        Entre o PS2 e o S e entre o S e o SA existem fases intermediárias (I).São fases em que o aluno entra em conflito e, aparentemente,"desaprende" as suas hipóteses. Estas fases não precisam ser vivenciadas pelos alunos, se fizermos boas intervenções com eles.
         Treinem este teste com o maior número de crianças em fase de alfabetização que conhecer, pois só a prática nos da segurança.
               É importante ler as postagens posteriores !