Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de março de 2011

8º- INTERVENÇÕES DO PRÉ- SILÁBICO 1 AO PRÉ-SILÁBICO 2

PARA PAIS E PROFESSORES: Na primeira postagem, falei um pouco sobre os níveis da leitura e escrita. Para dominarmos a alfabetização é básico saber interpretar em que nível está cada criança.Devemos, constantemente, realizar ditados individuais cujos resultados devem ser registrados para mantermos um acompanhamento atualizado de cada criança .
A cada 3 meses devemos fazer estes ditados individuais e sem intervenção alguma para que sirva de teste, mas, antes disso ,ou durante o trimestre, este ditado deve ter intervenções que levem a criança pensar sobre sua hipótese e tentar passar para a seguinte.
A nossa preocupação deve ser levar a criança até ao nível seguinte ao que ela se encontra, por exemplo: Se a criança está no nível PS1 (se ditamos a palavra BOLA , a criança desenha uma bola) devemos fazer intervenções apenas para que a criança passe ao nível PS2(A criança já sabe que se escreve com letras, apesar de usá-las aleatóriamente).
As intervenções devem ser do tipo:
-Você escreveu ou desenhou?
-Isto é um desenho ou uma palavra?
-Eu pedi para que escreva e não que desenhe.
-Quando escrevemos temos que usar letras e não desenho.(Mostramos as letras do alfabeto)
Se a criança disser que não sabe, você deve incentivá-la dizendo que ela pode inventar e que pode errar pois tudo o que ela escrever você vai adorar. E, realmente, faça bastante "festa' se a criança escrever qualquer coisa, contanto que seja com letras.
                                    É importante ler as postagens mais antigas !