Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2011

13º- Intervenções do Silábico-alfabético ao Alfabético

           PARA PAIS E PROFESSORES: Quando a criança chega ao nível silábico-alfabético ou SA(já escreve as palavras quase completas, por exemplo: BLA ou BOA ou BOL) está naquela fase em que, antigamente, costumava-se dizer que estava  "comendo" letras. Nesta fase, a criança já entendeu a estrutura básica da formação das palavras, mas ainda não domina todas as sílabas simples.

         Outros exemplos: são :CBOLA, ou KSA, ou ainda HTO (algumas crianças acreditam que o H "fale" GA,Quando percebemos que algumas crianças(no caso da sala de aula) ou seu filho (no caso de ser em casa ) estão nesta fase, devemos nos deter bastante nos jogos com as sílabas. Um jogo bem interessante é ter todos os desenhos do mural das "famílias silábicas" em pequenas cartas, tendo, no verso, a primeira sílaba. Por exemplo:
                                                   


         Coloque todas as cartas em um saco, faça as crianças ficarem de costas para o mural das sílabas e vá chamando um a um , mostrando uma carta com o desenho para frente. A criança deve escrever a sílaba correspondente. Quando a criança acerta, ganha ,por exemplo, uma carimbada na mão . Todas podem acertar, desde que você permita  que quem tenha dúvidas vá até o mural e pesquise. Algumas, ainda assim, não saberão, então poderão pedir ajuda aos colegas (se for em casa, os pais ajudam) e , desta forma, ela poderá acertar e ganhar o carimbo. Uma salva de palmas também é um ótimo incentivo.
           Este é um jogo para ajudar na fixação, e não um teste ,pois todos se ajudam.Ele pode ser jogado pelo menos uma vez por semana para ajudá-los. Eles adorarão, eu garanto!
           Se você tem medo de causar indisciplina  usando jogos, saiba que , ao contrário, você poderá usá-los para negociar com as crianças : se não se comportam, não jogam. Mas lembre-se de ser firme e não fique com "peninha". Mantenha a  palavra, caso contrário você realmente terá bagunça.

           Lembre sempre: Não ameace as crianças com algo que não possa cumprir.Se ameaçou,cumpra para não perder o respeito!
      Outra atividade que você pode realizar nesta fase, caso seja professor,é montar uma apostila com as figuras e famílias sílábicas do seu mural , mandar para casa junto com um bilhete avisando quando a criança realizará uma testagem sobre o assunto. Dê um bom tempo para que a família possa ajudá-la a estudar.Cada criança que conseguir atingir um bom número de acertos deve ser premiada( eu usava carimbos e balinhas) e ,é claro, muito elogiada.
            Alguns professores dirão que não adianta tentar envolver a família, principalmente das escolas de periferia, mas a minha experiência mostrou que a grande parte dos pais não ajudam os filhos por não saber como. Se você explicar bem o que eles têm que fazer, eles serão bem úteis e interessados.
           É importante ler as postagens mais antigas.
 
                         Até a próxima postagem!!!!!!!