Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2011

5º- A ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO

PARA OS PAIS: Esta etapa da alfabetização vai se caracterizar pela paciência que o adulto deve ter, pois vai trabalhar ´sílabas simples , e elas são muitas, principalmente para crianças antes dos seis anos, quando não conseguem gravar com tanta facilidade.
PARA OS PROFESSORES: Vamos conversar um pouco sobre a rotina da sala de aula. A rotina vai desenvolver no aluno a noção de tempo, vai deixá-la mais segura e eles vão para de perguntar :- O que vamos fazer agora ?
Ter rotina não é fazer tudo sempre igual,mas organizar-se na sermana e registrar isto em forma de cartaz ou calendário que a criança possa consultar quando tiver dúvidas. Procure montar este calendário junto dos alunos para que eles o entendam. Use palavras, mas também, desenhos que representem estas palavras, por exemplo: SEGUNDA
rodinha(e o desenho que a simboliza)
trabalhinho(e seu símbolo)
educação física (e seu símbolo)
RECREIO (e seu símbolo)
música (e seu símbolo)
Hora do conto (e seu símbolo)
É aconselhável ter um relógio na sala e fazer pequenos cartazes que mostram a posição dos ponteiros nos horários mais importantes tais como : a hora da entrada, do recreio, do lanche, de ir ao banheiro, da saída, entre outros que achar importante.
                         É importante ler as postagens anteriores !

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

4º- AS FAMÍLIAS SILÁBICAS E A ANÁLISE DAS PALAVRAS

      PARA OS PAIS: Sem pressa e após seu filho ter gravado todos os sons das letras, você vai começar a juntar o som destas letras.Ex:A+I=AI; ou E+U=EU;ou o som do M+A=MÁ. Vá unindo sons simples e que, no início, tenha sentido,  como,por exemplo, SÓ,DÁ,LÊ ,VÊ etc.
      
      PARA OS PROFESSORES:  Você deve ,ao mesmo tempo em que trabalha o nome e o som das letras, ir, junto com os alunos, montando as "famílias" silábicas. Eu costumava contar alguma historinha para os alunos e,desta história, eu retirava  palavras que pudessem ser usadas na família que eu estava trabalhando(EX: se ia trabalhar a família do L, eu contava a história do "Chapeuzinho Vermelho" e a partir do LOBO eu montava a família toda.)
       Quando trabalhamos qualquer palavra nova, devemos, junto com os alunos,  analisá-las da seguinte maneira:
                                                  *)Com que letra começa?                  
                                                  *)Com que letra acaba?
                                                  *)Quantas  letras tem? Devemos contar junto com eles.
                                                  *)Quantos " pedacinhos"(sílabas) tem?Devemos primeiro bater palmas em cada sílaba e depois levantar um dedo a cada sílaba dita, para que os alunos consigam contar.
         Conforme vamos montando as famílias , vamos colocando-as abaixo da sua letra no alfabeto que serve de referência para os alunos. Cada sílaba deve ter um desenho que lhe representará, para que os alunos possam usá-lo para lembrar que "pedacinho" é aquele. Um exemplo seria,na família do L, , as seguintes palavras:
                                                     LA   O desenho de um lápis  e a escrita da palavra em baixo
                                                     LE   O desenho  de um leão    "
                                                     LI    O desenho de um livro
                                                     LO  O desenho de um lobo
                                                     LU  O desenho de uma luva

                                É importante a leitura das postagens mais antigas !