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quarta-feira, 13 de julho de 2011

17º- Exemplo de Ditado para Silábico Sem Valor Sonoro ao Silábico com Valor Sonoro

       PARA PAIS E PROFESSORES:Depois que a criança chega à etapa silábica, tudo começa a fazer-lhe sentido. Ela acredita que desvendou a "charada", mas, na maioria das vezes, ela chega nesta etapa sem o devido valor sonoro.
      Vamos voltar ao Caio, o menino que venho dando como exemplo.
       Caio, na última postagem, tinha chegado à etapa silábica, mas sem valor sonoro. Depois disso, fiz alguns ditados com intervenção para reforçar-lhe a ideia da escrita silábica. Quando percebi a segurança dele nesta etapa, passei a intervir para que ele pensasse na sonoridade das sílabas. Voltei a fazer o seguinte ditado:


                             1- GATO
                             2- CÃO
                             3- MACACO
                             4- FORMIGUINHA
                             5- O GATO BEBE LEITE.


      Quando ditei GATO, ele escreveu:


      Perguntei:
      -Que letra é essa? (B)
      -Como é que o B "fala"? ( ele fez o som correto)
      -Bata palmas para GA-TO.
      -Qual é o primeiro "pedacinho"? (GA)
      -Mas o B "fala" GA ? (Não)
      -Qual é a letra que "fala" GA? (H)obs: a maioria das crianças acha que o som do H é GA e eu, por enquanto, não mexo nisso.
      -Está certo usar o B? (Não)
      -Então muda.
      Ficou assim :


      -A palavra GATO acaba com...? (O)
      -Então muda.
      Ficou assim:
       Agora lê, colocando o dedo em cada "pedacinho".
       Neste momento , ele se deu conta de para que serve o som das letras. Ele realmente se deu conta que a letra representa o som da fala. Foi um momento muito mágico. Fizemos muita "festa" por sua grande conquista.
       A Próxima palavra foi CÃO. Aqui sempre temos o problema da criança não admitir uma palavra com uma única letra. Quando eu  ditei, ele ficou parado, sem ter coragem de escrever. Falei :
       -Bate palmas para a palavra CÃO (Fiz com ele ,para ajudá-lo).
       -Quantas palmas você bateu? (1)
       -Então, quantos pedacinhos tem a palavra? (1)
       -Isso mesmo, um pedacinho. Escreve como você acha que é:
       -Que letra é essa? (M)
       -O M fala CÃO? (Não)
       -Qual a letra que fala parecido com CÃO? (O)
       -Então escreve novamente.
       Ficou assim:
          Agora lê , colocando o dedo no pedacinho:
      A próxima palavra é MACACO.
      -Bate palamas para saber quantos pedacinhos tem. Agora conta nos dedos. Quantos pedacinhos tem? (3)
      -Então escreve :
      -O B fala MA ?(Não)
      -Que pedacinho fala MA?(o A)
      -Então troca. Ficou:
      Agora lê, colocando o dedo em cada pedacinho:
      A palavra seguinte é FORMIGUINHA.
      -Bata palmas para FORMIGUINHA. Conta nos dedos, quantos pedacinhos? (4)
      -Agora escreve:
      Nesse momento ele travou, pois ficariam duas letras iguais. Eu o encorajei:
      -As palavras podem ter letras repetidas, não se preocupe:
      Ele se animou e escreveu:
      Agora lê, colocando o dedo sobre cada letra:
     -Sobrou letra?(Esta aqui.)
     -Então apaga.
     Ficou:


       -Vamos escrever a frase: "O GATO BEBE LEITE." Bate palmas e conta nos dedos. Quantos pedacinhos tem?(4)
       -Escreve e lê.
       Ficou:


       No final ele já estava procurando o valor sonoro sozinho.


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