Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

14º) As Fases Intermediárias na Lecto-escrita:

         PARA PAIS E PROFESSORES : Alguns vão perguntar onde estão as fases intermediárias ( I1, I2 e I3)?
         O desenvolvimento da lecto -escrita se dá (segundo Emilia Ferrero) através das 5 etapas que já vimos em outras postagens anteriores (PS1, PS2, S ,SA, A ). Todas as pessoas passam por elas, não importando a idade em que está se dando a alfabetização. As vezes acontece da pessoa passar tão rapidamente por ela que o alfabetizador não percebe. A fase mais comum disto acontecer é a PS1, pois o nosso mundo é tão cheio de informações escritas que o  indivíduo logo percebe que para escrevermos precisamos de letras.
         As fases intermediárias acontecem (se acontecerem )entre cada etapa da lecto-escrita :
                                                         
         Na fase intermediária 1 (I1), a criança já sabe que não se desenha, mas ainda não conhece o alfabéto, então inventa símbolos:

O indivíduo não precisa passar por esta fase se , quando percebermos que está desenhando,,insistirmos  em mostrar o alfabéto e explicamos que é com as letras que escrevemos.
       A criança não precisa chegar a esta conclusão sozinha. Você não só pode, como deve ensiná-la.
        Na fase intermediária 2 (I2) ,a criança começa a se dar conta dos sons inicial e/ou final das palavras, mas ainda não escreve silabicamente. Exemplo:
                                         
                                               BOLA= BIEKSA
       Nesta fase, as crianças costumam usar as letras do seu nome, pois são as que mais lembram.
              Quando você perceber que a criança está PS2, você deve trabalhar bastante a análise das palavras(som inicial, som final e quantas sílabas tem, batendo palmas e contando nos dedos ) . No ditado individual, você deve mandá-la escrever "do seu jeito" e ,em seguida ,ler o que escreveu.Fáça-a ler,colocando o dedo sobre cada letra (esta leitura deve ser silábica: BO-LA -2 sílabas=2 letras), e faça com que apague as letras que sobrarem. Por exemplo:
               

               Depois que ela apagar o que sobrou, mande-a ler novamente, colocando o dedo sob cada letra,atribuindo uma sílaba para cada uma. Você verá uma luz se ascender em seus olhos.FIQUE FELIZ COM ELA!!!
                               Isto deve ser visto como um "acerto" pelo alfabetizador, que deverá elogiar muito seu aprendiz, tendo em vista que ele está passando para uma fase das mais importantes neste processo.Não se preocupe, pois ele passará para o próximo estágio sem problemas, basta que fiquemos atentos às suas evoluções e intervirmos.
                              A criança terá passado para o Silábico sem precisar passar pelo intermediário 2.
                              Todo este procedimento irá fazê-lo economizar tempo,pois não podemos esquecer que queremos a maioria dos nossos alunos alfabéticos até julho .Este tempo só é aplicável para professores que possuem crianças com idade acima de 7 anos que ,normalmente ,apresentam maior facilidade para a alfabetização. Se a criança tiver menos de 7 anos, devemos dar-lhe mais tempo, conforme tiver  menos idade, apesar de ter tido muitos alunos com muita facilidade para a alfabetização já a partir dos 6 anos.
                           
                              Na fase intermediária 3, a criança já começa a se dar conta que as letras que usou para escrever a palavra ,não são suficientes, mas ainda não sabe resolver o problema, então coloca mais letras, aleatoriamente. Exemplo:
                                                       
                                                  BOLA=BAXPQR
     
              Nas duas primeiras letras, ela escreveu silabicamente, mas completou com qualquer letra, até chegar a um tamanho aceitável  para ela.
                            Se, quando as crianças estiverem silábicas com valor sonoro ,você trabalhar bem as "famílias silábicas", estas famílias estiverem bem visíveis na sala e as crianças puderem ir até elas para procurar a escrita da sílaba que elas precisam, elas passarão para a etapa SA sem precisarem passar pela fase I3.
                            Lembre-se sempre que a escrita e a leitura são invenções do homem e ,como tais, precisam ser ensinadas. Não são coisas "orgânicas" que se desenvolverão sozinhas.Não espere que as crianças descubram sozinhas como passar de uma etapa para outra, faça a sua parte ,intervindo na aprendizagem delas. Para isso você deve estar sempre fazendo ditados individuais periódicos, e ajudando-as a pensar usando perguntas  , para que a criança vá avançando.
                             Conforme as crianças vão chegando a etapa alfabética, você não precisará fazer tantos ditados individuais, fazendo apenas com os que estão em etapas anteriores.Você verá que ,depois do meio do ano , ficarão poucos alunos precisando deste tipo de ditado.
                             Na próxima postagem, colocarei exemplos de ditados que realizei  com meus alunos e as intervenções que fiz .
                              Aproveitem o espaço COMENTÀRIOS, no final da página, para deixarem perguntas que gostariam de fazer. Terei o maior prazer em responder!

      É importante ler as postagens mais antigas.                                                
                                ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM!!!!!!!!