PARA OS PAIS:As crianças ,assim que começam a formular as primeiras frases simples ,mesmo que com erros de pronúncia, já podem entrar em contato com o mundo das letras.Isto vai fazer com que elas formem redes neurais na área da linguagem, facilitando,no futuro,a sua aprendizagem.
Comece dando a criança no mínimo um alfabeto de algum material lavável, que possa ir a boca , bem resistente e de tamanho grande .Este material será usado pelo responsável nos momentos de " brincadeira" em que os dois sentarão juntos mas, também, pela criança, sempre que ela queira.
Sente com seu filho, de preferência no chão, e comece por atribuir alguma imagem a cada letra.Por exemplo: -Esta é a letra do papai(mostre a letra P). Estas imagens têm de ser da vivencia da criança.Use nome das pessoas que ela conhece, nome dos seus brinquedos preferidos,etc.Por enquanto ,não de o nome da letra.Será uma nova etapa.
Não sobrecarregue a criança com esta atividade.Ela tem que ver isto como uma brincadeira e não como uma obrigação.Lembre-se: Você não tem pressa.Não "force a barra".
PARA OS PROFESSORES:Todo o alfabetizador deve saber fazer o teste das 4 palavras e uma frase:
Escolha um tema(exemplo:animais)e selecione uma palavra dissílaba(ex.vaca),uma monossílaba(ex.rã),uma trissílaba(ex.macaco),uma polissílaba(ex.formiguinha) e uma frase que contenha uma destas palavras(ex.A vaca come grama.).
Você fará um ditado com seu aluno usando estas palavras e frase para poder avaliá-lo. A avaliação e feita segundo o esquema criado por " Emilia ferrero".Segundo ela ,as etapas de alfabetização são as seguintes:
* Pré silábico 1(PS1):o aluno acha que se escreve com desenhos.
EX:
ditamos a palavra bola e o aluno desenha uma bola.
*Pré silábico 2(PS2):o aluno sabe que se usam símbolos para escrever palavras ,mas ainda não os conhece, então ele os inventa.
EX:ditamos bola e o aluno escreve *&¨%
*Silábico (S):o aluno atribui uma letra para cada sílaba.
EX:ditamos bola e ele escreve bl ou oa
obs.:as vezes o aluno ainda não tem o valor sonoro das letras ,por isso coloca qualquer uma.EX:eo.Ele não deixa de ser silábico,mas é silábico sem valor sonoro
*Silábico-alfabético(SA):o aluno já conhece várias sílabas. mas não todas.
EX:ditamos bola e o aluno escreve boa ou bla.(É o que, vulgarmente, chamamos de "comer letras").
*Alfabético(A):o aluno já conhece todas as sílabas,apesar de ter erros de ortografia.
EX:bula
Dai para diante,o aluno só precisará exercitar a ortografia, o que, provavelmente, levará grande parte de sua vida.
Após o aluno escrever sua hipótese de escrita da palavra que você ditou ,faça com que ele passe o dedo sob a palavra que escreveu e a leia em voz alta.Assim você também terá uma idéia da sua hipótese de leitura.
Entre o PS2 e o S e entre o S e o SA existem fases intermediárias (I).São fases em que o aluno entra em conflito e, aparentemente,"desaprende" as suas hipóteses. Estas fases não precisam ser vivenciadas pelos alunos, se fizermos boas intervenções com eles.
Treinem este teste com o maior número de crianças em fase de alfabetização que conhecer, pois só a prática nos da segurança.
É importante ler as postagens posteriores !
Graça, suas postagens são maravilhosas. Estou começando agora na educação séries iniciais (2º ano), e estou tendo dificuldade em tudo, diagnosticar as hipóteses em meus alunos, ensinar com as intervenções, e fazê-lo avançar. Na verded, me disseram que com o tempo vou pegando a prática. Continue postando mais ideias para nos ajudar em sala de aula. Obrigada
ResponderExcluirDaniela, desculpa a demora, mas não te preocupa pois com um pouco de prática tu logo estarás dominando o assunto. Obrigada pelo incentivo e, sempre que precisar ,pode contar comigo.
ExcluirNão esquece de te colocares como minha seguidora para receber as postagens. Beijão , Graça
Estou encantada com suas postagens. Parabéns.
ResponderExcluirTenho uma vasta experiência em maternal III e agora a pouco tempo participei de um processo seletivo que justamente abordava este tema: como fazer as crianças avançarem no processo de alfabetização. Na questão pelo que li do seu post elas se encontram nas fases: silábica e silábica-alfabética. Resultado: não respondi a questão, por desconhecer. Enfim, passei nesta etapa da prova, mas fiquei mega curiosa e fui procurar saber... De repente me deparo com seu blog. Já virei membro dele e parabéns mais uma vez. Beijos.
Querida Graça, conhecendo teu blog, me fez relembrar os anos q lecionei na 1a série, depois de 18 anos parada , peguei um contrato em minha cidade, Canoas RS, agora chama-se 2o ano, estou amando, porem , meio perdida com as testagens, mas tuas pastagens me relembraram tudo, te agradeço de coração, obrigada, virei tua fã, bjufica c Deus.Elaine Castilhos.
ResponderExcluirAmei seu blog,esta de parabéns pois estou com um segundo ano pela primeira vez e estava meio perdida quanto aos niveis silábicos,apesar de já ter estuda do muito sobre isso.
ResponderExcluirVoce é muito clara nas exposições. Obrigada pela contribuição.
ResponderExcluirDEVES MANTER ESSE BLOG MARAVILHOSO! MUITOS EDUCADORES VÃO SE BENEFICIAR! EU EM ESPECIAL.
ResponderExcluirMuito legal e confiável,adorei!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirmuito bom seu blog. valeu!!
ResponderExcluirmuito bom!!! amei!!!
ResponderExcluirestou ajudando minha sobrinha, pois ela tem um pouco de dificuldade, suas postagens estão me ajudando muito!!!
ResponderExcluirestou ajudando minha sobrinha, pois ela tem um pouco de dificuldade, suas postagens estão me ajudando muito!!!
ResponderExcluirmuito bom!!! amei!!!
ResponderExcluira ordem do numero d silabas é essa mesmo:::???? até onde sei 1º polissilaba, trissilaba, dissílaba e monossílaba
ResponderExcluir"O escrever bem muitas vezes vem de muita leitura e também a pratica do "exercicio" da escrita. Quem lê muito, mas não exercita a escrita, não consegue escrever bem".
ResponderExcluirJ.Z. MAGAZINE
www.jzmagazine.com.br
Obrigada por compartilhar sua experiência com nós professoras que temos muitas dúvidas quanto a diagnosticar o aluno.
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