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quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

1º- NíVEIS DA LEITURA E ESCRITA

      PARA OS PAIS:As crianças ,assim que começam a formular as primeiras frases simples ,mesmo que com erros de pronúncia, já podem entrar em contato com o mundo das letras.Isto vai fazer  com que elas formem redes neurais na área da linguagem, facilitando,no futuro,a sua aprendizagem.    
      Comece dando a criança no mínimo um alfabeto de algum material lavável, que possa ir a boca , bem resistente e de tamanho grande  .Este material  será usado pelo responsável nos momentos de " brincadeira" em que os dois sentarão juntos  mas, também, pela criança, sempre que ela queira.
       Sente com seu filho, de preferência no chão, e comece por atribuir alguma imagem a cada letra.Por exemplo: -Esta é a letra do papai(mostre a letra P). Estas imagens têm de ser da vivencia da criança.Use nome das pessoas que ela conhece, nome dos seus brinquedos preferidos,etc.Por enquanto ,não de o nome da letra.Será uma nova etapa.
        Não sobrecarregue a criança com esta atividade.Ela tem que ver isto como uma brincadeira e não como uma obrigação.Lembre-se: Você não tem pressa.Não "force a barra".


    PARA OS PROFESSORES:Todo o alfabetizador deve saber fazer o teste das 4 palavras e uma frase:
      Escolha um tema(exemplo:animais)e selecione uma palavra dissílaba(ex.vaca),uma monossílaba(ex.rã),uma trissílaba(ex.macaco),uma polissílaba(ex.formiguinha) e uma frase que contenha uma destas palavras(ex.A vaca come grama.).
      Você fará um ditado com seu aluno usando estas palavras e frase  para poder avaliá-lo. A avaliação e feita segundo o esquema  criado por " Emilia ferrero".Segundo ela ,as etapas de alfabetização são as seguintes:
      *  Pré silábico 1(PS1):o  aluno acha que se escreve com desenhos.
                                        EX: 
ditamos a palavra bola e o aluno desenha uma bola.


       *Pré silábico  2(PS2):o aluno sabe que se usam símbolos para escrever palavras ,mas ainda não os conhece, então ele os inventa. 
                                         EX:ditamos bola e o aluno escreve *&¨%
      
       *Silábico (S):o aluno atribui uma letra para cada sílaba.
                                         EX:ditamos bola e ele escreve bl ou oa
                                          obs.:as vezes o aluno ainda não tem o valor sonoro das letras ,por isso coloca qualquer uma.EX:eo.Ele não deixa de ser silábico,mas é silábico sem valor sonoro


       *Silábico-alfabético(SA):o aluno já conhece várias sílabas. mas não todas.
                                          EX:ditamos bola e o aluno escreve boa ou bla.(É o que, vulgarmente, chamamos de "comer letras").


       *Alfabético(A):o aluno já conhece todas as sílabas,apesar de ter erros de ortografia.
                                          EX:bula
        Dai para diante,o aluno só precisará exercitar a ortografia, o que, provavelmente, levará grande parte de sua vida.


         Após o aluno escrever sua  hipótese de escrita da palavra que você ditou ,faça com que  ele passe o dedo sob a palavra que escreveu e a leia em voz alta.Assim você também terá uma idéia da sua hipótese de leitura.


        Entre o PS2 e o S e entre o S e o SA existem fases intermediárias (I).São fases em que o aluno entra em conflito e, aparentemente,"desaprende" as suas hipóteses. Estas fases não precisam ser vivenciadas pelos alunos, se fizermos boas intervenções com eles.
         Treinem este teste com o maior número de crianças em fase de alfabetização que conhecer, pois só a prática nos da segurança.
               É importante ler as postagens posteriores ! 










       

16 comentários:

  1. Graça, suas postagens são maravilhosas. Estou começando agora na educação séries iniciais (2º ano), e estou tendo dificuldade em tudo, diagnosticar as hipóteses em meus alunos, ensinar com as intervenções, e fazê-lo avançar. Na verded, me disseram que com o tempo vou pegando a prática. Continue postando mais ideias para nos ajudar em sala de aula. Obrigada

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    1. Daniela, desculpa a demora, mas não te preocupa pois com um pouco de prática tu logo estarás dominando o assunto. Obrigada pelo incentivo e, sempre que precisar ,pode contar comigo.
      Não esquece de te colocares como minha seguidora para receber as postagens. Beijão , Graça

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  2. Estou encantada com suas postagens. Parabéns.
    Tenho uma vasta experiência em maternal III e agora a pouco tempo participei de um processo seletivo que justamente abordava este tema: como fazer as crianças avançarem no processo de alfabetização. Na questão pelo que li do seu post elas se encontram nas fases: silábica e silábica-alfabética. Resultado: não respondi a questão, por desconhecer. Enfim, passei nesta etapa da prova, mas fiquei mega curiosa e fui procurar saber... De repente me deparo com seu blog. Já virei membro dele e parabéns mais uma vez. Beijos.

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  3. Querida Graça, conhecendo teu blog, me fez relembrar os anos q lecionei na 1a série, depois de 18 anos parada , peguei um contrato em minha cidade, Canoas RS, agora chama-se 2o ano, estou amando, porem , meio perdida com as testagens, mas tuas pastagens me relembraram tudo, te agradeço de coração, obrigada, virei tua fã, bjufica c Deus.Elaine Castilhos.

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  4. Amei seu blog,esta de parabéns pois estou com um segundo ano pela primeira vez e estava meio perdida quanto aos niveis silábicos,apesar de já ter estuda do muito sobre isso.

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  5. Voce é muito clara nas exposições. Obrigada pela contribuição.

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  6. DEVES MANTER ESSE BLOG MARAVILHOSO! MUITOS EDUCADORES VÃO SE BENEFICIAR! EU EM ESPECIAL.

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  7. Muito legal e confiável,adorei!!!!!!!!!!!!

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  8. estou ajudando minha sobrinha, pois ela tem um pouco de dificuldade, suas postagens estão me ajudando muito!!!

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  9. estou ajudando minha sobrinha, pois ela tem um pouco de dificuldade, suas postagens estão me ajudando muito!!!

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  10. a ordem do numero d silabas é essa mesmo:::???? até onde sei 1º polissilaba, trissilaba, dissílaba e monossílaba

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  11. "O escrever bem muitas vezes vem de muita leitura e também a pratica do "exercicio" da escrita. Quem lê muito, mas não exercita a escrita, não consegue escrever bem".

    J.Z. MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br

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  12. Obrigada por compartilhar sua experiência com nós professoras que temos muitas dúvidas quanto a diagnosticar o aluno.

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