Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2011

5º- A ROTINA NA ALFABETIZAÇÃO

PARA OS PAIS: Esta etapa da alfabetização vai se caracterizar pela paciência que o adulto deve ter, pois vai trabalhar ´sílabas simples , e elas são muitas, principalmente para crianças antes dos seis anos, quando não conseguem gravar com tanta facilidade.
PARA OS PROFESSORES: Vamos conversar um pouco sobre a rotina da sala de aula. A rotina vai desenvolver no aluno a noção de tempo, vai deixá-la mais segura e eles vão para de perguntar :- O que vamos fazer agora ?
Ter rotina não é fazer tudo sempre igual,mas organizar-se na sermana e registrar isto em forma de cartaz ou calendário que a criança possa consultar quando tiver dúvidas. Procure montar este calendário junto dos alunos para que eles o entendam. Use palavras, mas também, desenhos que representem estas palavras, por exemplo: SEGUNDA
rodinha(e o desenho que a simboliza)
trabalhinho(e seu símbolo)
educação física (e seu símbolo)
RECREIO (e seu símbolo)
música (e seu símbolo)
Hora do conto (e seu símbolo)
É aconselhável ter um relógio na sala e fazer pequenos cartazes que mostram a posição dos ponteiros nos horários mais importantes tais como : a hora da entrada, do recreio, do lanche, de ir ao banheiro, da saída, entre outros que achar importante.
                         É importante ler as postagens anteriores !

Nenhum comentário:

Postar um comentário