Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

25º-Música Para fixar os Dias da Semana

  PARA PAIS E PROFESSORES: "Será sempre mais fácil gravar qualquer coisa, se nós usarmos música."Este foi um dos meus lemas, durante todo o tempo que dei aulas. Mas acontece que não temos músicas para todos os conteúdos, então fui obrigada, em certas ocasiões, a criar as minhas próprias paródias. Uma delas, que me ajudou muito, foi a dos dias da semana.
   
        Diariamente, eu fazia o calendário com meus alunos.No início eu usava uma folha de cartolina por mês. Em cada espaço , nós escrevíamos o numeral do dia, as atividades que faríamos( Ed. física, Artes, etc.), como estava o tempo, o nome do ajudante e quantos alunos vieram a aula. Cantávamos esta música, enquanto apontávamos para o quadrado correspondente. No final do mês, contávamos quantos dias de chuva tivemos, quem foram os ajudantes do mês, observávamos  qual dia teve menos e mais alunos.
       Para que os alunos pensassem sobre a ordem dos dias, fazia , diariamente, estas perguntas:
       - Se ontem foi quarta-feira, que dia é hoje? (cantava com eles : Segunda, terça, quarta... e eles respondiam com o dia correto).
       - Se hoje é Quinta, que dia vai ser amanhã? ( cantava com eles: Segunda, Terça, Quarta, Quinta... e eles completavam com o dia correto.
       Depois de um ano com este trabalho, a maioria dos alunos dominava bem o nome e a ordem dos dias da semana, além de desenvolver uma boa noção de tempo e de entenderem o mecanismo dos calendários convencionais.
        Com o tempo, eu fiz meu calendário fixo de feltro, com os quadrados já desenhados, e com varias figurinhas que representavam todos os elementos que iam sendo colados, feitas de EVA e velcro atrás. Em uma próxima oportunidade, pretendo mostrar um modelo do meu calendário fixo.
        Até a próxima postagem!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário